terça-feira, 20 de julho de 2010

"Tudo era apenas uma brincadeira..."


Ana Carolina Seara

Qual era a sua brincadeira preferida quando criança? Amarelinha, Barbie, esconde-esconde, Comandos em Ação, playmobil, ursinhos carinhosos? Qual seu desenho preferido? Thundercats, Caverna do Dragão, She-Ha, Corrida maluca? Você tinha tempo de assistir televisão e brincar?
 
Brincadeira de criança é coisa séria, mas nem toda criança tem tempo de brincar. É na brincadeira que a criança pode encontrar um lugar onde ensaia e constrói um mundo próprio e se prepara para tornar-se adulto. Ela ensaia possibilidades, constrói castelos e enredos que ajudam na elaboração de suas experiências. Ou você é daqueles que acreditam que criança é um ser que não passa por frustrações e desafios, que isso é coisa de gente grande?
   
Gente grande tem que enfrentar chefe, trânsito, fila de supermercado, demissões, reestruturações na empresa, as exigências do mercado de trabalho, discussões de relacionamento... mas você já parou pra pensar no que te preparou pra lidar com tudo isso hoje? Já parou pra pensar no desafio que foi aprender a andar? Lembra do desgaste e da quantidade de tombos que levou pra ficar em pé? Recorda de como foi difícil começar a escrever? Primeiro precisou aprender as letras, depois as palavras e quando conseguiu montar a primeira frase foi uma grande conquista! Mas você deve ter se esquecido ... Afinal isso já faz parte de um remoto passado, não é mesmo?
   
Ao contrario do que muitos imaginam, as crianças têm de lidar com inúmeros desafios próprios à sua idade e condição fisiológica e, a cada nova situação enfrentada, ela elabora e incorpora um novo aprendizado, uma nova forma de lidar com as situações, e se prepara para o desafio seguinte. E como aprendemos a ser “gente grande”? Brincando! Exato! Na brincadeira, a criança explora possibilidades do ambiente e recursos que possui para ensaiar o que na vida adulta terá possibilidades de concretizar. 
  
Porém, nem toda criança consegue, sozinha, através da brincadeira, elaborar todas as suas experiências e lidar com os desafios que enfrenta, às vezes, por algum motivo, ela fica presa em algum lugar, e sua forma de se relacionar com os outros começa a chamar a atenção dos pais ou da escola. Talvez esse seja um pedido de ajuda, mas, como sabemos, a linguagem infantil é bem diferente da linguagem dos adultos. 
   
Ajude sua criança a brincar e, se não souber como fazer, procure ajuda especializada. Para isso existe o psicoterapeuta infantil, um profissional que leva a brincadeira e o mundo infantil tão a sério que seu trabalho é, através de recursos lúdicos, auxiliar essas crianças a encontrar novas possibilidades de ser e estar no mundo para que possam continuar brincando e continuar crescendo...

3 comentários:

  1. Seria muito bom se as pessoas, principalmente os pais, refletissem mais sobre a condição da criança em nossa sociedade. As crianças precisam ser amadas, acolhidas e sem dúvida alguma, respeitadas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Kelli!
    Sim Isis, concordo. O mundo mudou muito nas últimas décadas... e atualmente pais e filhos estão meio perdidos num mundo que está em constante modificação.

    ResponderExcluir