quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O tempo que nos resta


Ana Carolina Seara
 
Mais um ano está por acabar... Mas calma, até lá, temos mais de um mês! Nessa época do ano o que mais escuto (ou no que tenho colocado minha atenção) é que o cansaço prevalece. Muita gente, na torcida de que o ano se encerre para que logo cheguem as férias e com ela a possibilidade de descanso, de recarregar a bateria... que, pelo visto, está nas últimas marquinhas!

Mas a realidade é que o ano ainda não acabou, as férias ainda não chegaram e um mês separa a primavera do verão. Até lá muita água passa pelo rio, muitos dias e noites, algumas semanas... E o que você ainda quer fazer antes do ano terminar, antes de colocar sua energia para pensar nos desejos do próximo ano que ainda não chegou?

Uma possibilidade é pensar naquilo que ainda pode ser feito até o ano encerrar. E, quem sabe, finalizar o ano mais satisfeito, realizado, com aquela sensação de dever cumprido... Nem sempre se consegue realizar o que se deseja, mas, quando existem verdadeiras tentativas de solucionar as pendências, ao menos a sensação é de que tudo o que se podia fazer foi feito... e a cabeça pode descansar mais tranquila sobre o travesseiro.

Nem tudo pode ser feito em um dia, a lua leva 4 semanas para voltar a brilhar cheia no céu, as crianças para virem ao mundo esperam cerca de 9 meses nas barrigas de suas mães, e o ano tem seus 12 meses. Assim como cada fase da lua é precedida e seguida por outra, a cada semana de gestação o bebê vai completando sua formação, e a cada mês do ano é possível construir algo que poderá ser completado nos meses subsequentes...

Ainda temos tempo! O tempo que nos resta para o resto que pode ser um belo INÍCIO, um pertinente FIM, ou um bom MEIO para:

fechar pendências e abrir novos rumos;
aparar arestas e colocar pingos nos “is”;
plantar sementes e preparar caminhos;
fechar portas e abrir janelas;
doar aquilo que não serve e sacudir a poeira;
liberar espaços e construir pontes;
desatar nós e criar laços ...

para que aí, então, possamos começar tudo novo de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário