sábado, 17 de novembro de 2012

Sobre portas e janelas...





Ana Carolina Seara

Primavera, época das flores que nascem lindas e exuberantes, das cores que ficam mais fortes e com elas a intensidade das emoções que anunciam o  calor do verão.

Ao admirar a beleza da primavera, algumas vezes podemos esquecer que, antes dela, o inverno esteve presente, frio e cinza, o inverno das árvores secas, do sol que pouco esquenta, do frio que insiste em pedir casacos mais quentes (pelo menos, aqui no sul do Brasil são assim as estações - ou eram assim !!).

A mudança das estações nos mostra que nada é fixo, estável; tudo está em permanente mudança: para os amantes do frio, pode ser uma notícia triste a chegada do verão, assim como, para os que curtem o calor do verão e esperam o ano todo pelas praias, areia branca, banho de mar e roupas leves, a chegada do inverno não é uma boa notícia.

Mas, não podemos ignorar essa realidade, gostando dela ou não. Talvez a sabedoria esteja em podermos aproveitar o que cada estação tem de bom (ou o que gostamos de cada uma delas), porque elas passam, as coisas mudam... Sofre quem tenta se apegar, quem não aceita a mudança inexorável do tempo, seja nas estações do ano, nas marcas do rosto, na força da gravidade sinalizada no corpo, na constante mudança das relações que se intensificam ou esmorecem.

Aceitar: concordar em receber; admitir, reconhecer; concordar com alguma idéia ou acontecimento. Talvez um dos grandes conflitos do ser humano esteja relacionado a isso,  a dificuldade em aceitar. Mas se enganam aqueles que pensam que aceitar é receber passivamente tudo aquilo que acontece. Aceitar é apenar reconhecer que, por mais que não concordemos ou não desejemos algo, algumas coisas simplesmente acontecem  e com relação a elas não podemos fazer nada. Isso não significa que não temos escolhas. Posso aceitar que estamos na primavera, apesar de essa estação me provocar crises de rinite. Isso não quer dizer que eu tenha de aceitar minha condição e não fazer nada com ela. Posso procurar alternativas dentro da medicina ou terapias complementares para que eu não sofra tanto com a primavera, mas ela  não vai deixar de existir só porque eu desejo.

Assim é a vida. Existem muitas coisas que não podemos mudar, precisamos aceitar o curso de alguns acontecimentos, aprender com eles, fazer o que estiver ao nosso alcance para, apesar deles, seguir nosso caminho. Brigar contra algo que não gostamos e que não podemos mudar é só jogar energia fora, desperdiçar nossas forças.

Algumas portas se fecham. É triste, mas não podemos deixar que isso nos impeça de ver a quantidade de janelas que estão se abrindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário