segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Mais um fim...



Ana Carolina Seara 
E o ano vai terminando...

Muitas vezes, é nesse último dia, no último minuto ou segundo, que paramos para pensar em tudo que foi vivido nos últimos 365 dias do ano que, segundo a segundo, vai deixando de ser presente e vira passado.

E são nesses momentos que paramos (alguns não param) para refletir, avaliar, projetar um futuro, que só começa no novo ano. Mas será?

Será que toda segunda é dia de iniciar a dieta, será que os desejos devem ser deixados para o início do mês, e os projetos para o novo ano?

É fato que, talvez, nesse ano que finda, não tenhamos mais tempo... Mas um novo ano começa de novo. Uma nova semana, um novo mês, muitas segundas feiras, sábados e domingos, muitos desejos novos em folha, outros pendentes de anos anteriores, muita história pra contar, choro pra chorar, dor pra sentir, pedras pra carregar e momentos pra fazermos escolhas. Escolhas que podem ser muito importantes no rumo da nossa história.

E, quando olhamos aquilo que já não é mais presente (para o que já virou passado, mas que muitas vezes está muito vivo em nós), podemos nos apropriar daquilo que fizemos: dos caminhos que escolhemos, das brigas que decidimos entrar e daquelas que preferimos evitar, dos projetos que construímos (alguns como arquitetos, outros como engenheiros e ainda aqueles outros em que fomos peões de obra),  dos amores que deixamos passar (com ou sem dor, com ou sem rancor, com ou sem valor), dos amigos que escolhemos pra compartilhar nossos mais preciosos dias e nossos mais dolorosos dias, daqueles simples momentos em que tudo parece fazer sentido e dos momentos em que a vida parece perder a cor.

E depois de olhar pra tudo que ficou na lembrança e do que ficou  escondido na sombra dos dias que passaram, é que podemos olhar para esse horizonte (que só será novo se assim o fizermos com novos desejos, novos olhares, novos sentidos... ). E estando a alguns segundos dele, ou há alguns segundos nele... poderemos escolher o que queremos, poderemos nos comprometer com o que escolhemos e, dia a dia, poderemos fazer o que planejamos pra ele (e PRA NÓS)!


Que o ano seja leve, leve o suficiente para que você possa suportar.

Que o ano seja feito de pequenos atos e de grandes contatos ( humanos!).

E que o ano possa ser o reflexo das nossas ações: que as conquistas sejam merecidas, que o amor seja recíproco, o trabalho recompensado, as dívidas saldadas...

...  e que nesse novo ano os olhares se encontrem mais e que os sorrisos sejam largos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário